terça-feira, 29 de junho de 2010

QUAL A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA PARA O ESTUDO DA TELOGIA

Raimundo N. Nery de Sousa



Apresento uma abordagem crítico-histórico-prático-tranformadora, acerca da idéia central do Tema: Qual a Importância da Teologia Sistemática para o Estudo da Teologia. Tendo como público alvo, docentes formados ou em formação transdisciplinar, inserindo-se na temática da prática responsível dos teólogos (as), de posturas multidiversificadas. Destaco os aspectos mais importantes ressaltados pela Teologia Sistemática, tais como: a sua aplicabilidade: Embora a teologia se refira mais ao que Deus quer que creiamos e conheçamos; o aspecto ético que está ligado mais ao que fazemos.Que exige rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes bíblicos dos teólogos (as), o estudo da teologia nos ajudar a superar os conceitos errados, dando-nos embasamento doutrinário sobre questões polêmicas. Estudar teologia é como montar um quebra-cabeça. Quanto mais peças conseguirmos encontrar e colocar nos devidos lugares, mais fácil ficará colocar outras. Um cristão que estuda teologia se torna mais maduro, pois o ensino está relacionado com a piedade (1 Tm 6,3). Devemos estudar teologia com responsabilidade; com oração. A qualidade de nosso estudo teológico passa pela qualidade de nossa espiritualidade, que se manifesta numa vida de dependência de Deus pela oração; com humildade. Devemos estudar teologia com a razão. Toda conclusão lógica que tivermos ao estudar teologia, deve estar em harmonia com toda a Bíblia. Caso contrário, nossa lógica está enganada, pois a Bíblia não se contradiz jamais. Devemos estudar teologia com a ajuda de outros. Deus estabeleceu mestres na igreja (1 Cor 12,28). Isso significa que devemos ler livros escritos por teólogos preparados. Conversar com outros cristãos sobre teologia é também uma excelente maneira de conhecer mais sobre Deus. Devemos estudar teologia compilando passagens bíblicas. O uso de uma boa concordância bíblica nos ajudará a procurar palavras-chave sobre determinado assunto. Resumir versículos relevantes e estudar passagens difíceis também ajuda. É grande a alegria ao descobrir temas bíblicos. É a recompensa do próprio estudo.Devemos estudar teologia com alegria; O estudo da Bíblia é uma maneira de amar a Deus de todo o coração (Dt 6,5), pois seus ensinamentos “dão alegria ao coração”, são grandes riquezas (Sl 19,8; 119,14). No estudo da teologia somos levados a dizer: “Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém” (Rm 11,33-36). Criticidade, responsabilidade ético-cristã, corporeificação das palavras pela práxis testemunhal, risco-aceitação do nova maneira de superar qualquer forma de discriminação teológica, reflexão crítica sobre a prática hermenêutica, o reconhecimento da inculturação teológica sistemática com identidade sociocultural. ensinar exige consciência participativa democrática responsável do inacabamento do ser humano, predisposto à mudança-à aceitação da multidiversidade de pensamento, o reconhecimento de ser condicionado-influenciado pelas forças sócio-econômoco-político-histórico-ideológico-teológico-culturais, respeito à autonomia-à dignidade de cada pessoa como imperativo ético emancipador da massa sobrante, o exercício do bom senso, humildade – tolerância-luta em defesa dos direitos dos educandos (as), apreensão da realidade transdisciplinar, alegria-esperança, a convicção de que a mudança é possível, o exercício da curiosidade. , Ensinar é uma especificidade humana, que exige segurança-competência profissional-generosidade, comprometimento democrático-progressista, prática educativo-crítico-emancipadora da realidade transdisciplinar, exige liberdade de expressão-em defesa de direitos em face da autoridade dos pais-dos educadores (as)- do Estado, exige tomada de decisão consciente participativa democrática, escutar com discernimento ético, reconhecer que a educação é ideológica, exige disponibilidade ao diálogo construtivo, seriedade-afetividade docente (Abertura ao querer bem aos discentes de maneira igual-autêntica-acolhedora-específica do ser humano. Exponho a minha análise crítico-histórico-prático-emancipadora, aqui e agora, acerca da Teologia Sistemáica para o estudo da teologia, que tenta resgatar de forma atualizada, leve, criativa, provocativa, corajosa, esperançosa, questões e probrematizações, que no dia-a-dia do teólogo (a), continuam a instigar o conflito e o debate enquanto sujeitos sócios-históricos-ideológicos-culturais. Perante o discurso fatalista transnacional, difundido pela minoria hipócrita detentora do poder administrativo-político-financeiro-psicológico-sociológico-biotecnológico-biocientífico-intelectual-cultural-religioso. Compartilho a visão problematizadora acerca das dificuldades experienciadas pelos teólogos(as), no processo de inclusão teológico-prático-emancipador, tais como: as condições de trabalho, salários baixos, descasos, formas de avaliação, capacitação e atualização de conteúdos, porque exercer a função de maneira eficaz, exige vocação, competência para defender a necessidade de transformação e aprofundamento na tarefa de melhorar as práticas educativas, capazes de despertar a visão democrático-participativo.

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